sábado, maio 13, 2006
Educação
Nunca como agora se assistiram a tamanhas convulsões com cariz estudantil. Vimos Paris em total ebulição, Coimbra regressou aos tempos de contestação da altura do pré-25 de Abril de ’74… Porquê? Porque se revoltam novamente os estudantes, não só em Portugal como também no resto da Europa?
Questões relacionadas com o primeiro emprego, programas educativos, propinas (a eterna discussão), Tratado de Bolonha, fazem hoje (mais do que nunca) parte do léxico dos estudantes… Estarão a ser protegidos ou prejudicados?
Numa primeira análise nota-se a constante “luta” contra o que se demonstra ser o matar do futuro da população jovem… O poder governativo continua a nada fazer para que a maioria dos estudantes (universitários) tenham condições financeiras e sociais para estudar e trilhar um futuro decente, além de dar a possibilidade que toda a comunidade civil tenha acesso a formação superior sem pôr em causa a situação económica das famílias. Futuro esse que poderá ser hipotecado à custa do desfile de vaidades que vagueiam pela Europa sem levar em consideração especificidades culturais e sociais de cada um dos Estados. Mais: o Tratado de Bolonha (tão mal visto em Coimbra, por exemplo) promete – à partida – mais situações que só prejudicam e em nada ajudar os estudantes.
O Governo? Esse dorme, encostado a assistir ao descalabro da situação daqueles que têm a palavra no futuro…
Que medidas são necessárias? Que fariam vocês se fossem poder em Portugal?
Aceitam-se sugestões…
NOTA: Incluímos aqui o link para perceberem melhor o que é o projecto “Tratado de Bolonha”
Questões relacionadas com o primeiro emprego, programas educativos, propinas (a eterna discussão), Tratado de Bolonha, fazem hoje (mais do que nunca) parte do léxico dos estudantes… Estarão a ser protegidos ou prejudicados?
Numa primeira análise nota-se a constante “luta” contra o que se demonstra ser o matar do futuro da população jovem… O poder governativo continua a nada fazer para que a maioria dos estudantes (universitários) tenham condições financeiras e sociais para estudar e trilhar um futuro decente, além de dar a possibilidade que toda a comunidade civil tenha acesso a formação superior sem pôr em causa a situação económica das famílias. Futuro esse que poderá ser hipotecado à custa do desfile de vaidades que vagueiam pela Europa sem levar em consideração especificidades culturais e sociais de cada um dos Estados. Mais: o Tratado de Bolonha (tão mal visto em Coimbra, por exemplo) promete – à partida – mais situações que só prejudicam e em nada ajudar os estudantes.
O Governo? Esse dorme, encostado a assistir ao descalabro da situação daqueles que têm a palavra no futuro…
Que medidas são necessárias? Que fariam vocês se fossem poder em Portugal?
Aceitam-se sugestões…
NOTA: Incluímos aqui o link para perceberem melhor o que é o projecto “Tratado de Bolonha”
Comments:
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Para já, como estudante, não acredito que serão só descontentamentos com o tratado de bolonha, visto que irá trazer uniformidade ao ensino superior em todo o mundo!
Mas também não estaria tão reconfortado como o ministro Mariano Gago. O nosso pais, como sempre, de certeza irá ser deixado para trás, o que me leva a dizer que neste caso, sim temos que lutar, para não sermos espezinhados pelos outros paises, tanto da união europeia, como pelo resto do mundo.
Tenho dito!
Mas também não estaria tão reconfortado como o ministro Mariano Gago. O nosso pais, como sempre, de certeza irá ser deixado para trás, o que me leva a dizer que neste caso, sim temos que lutar, para não sermos espezinhados pelos outros paises, tanto da união europeia, como pelo resto do mundo.
Tenho dito!
Ninguém fica descontente com o Tratado de Bolonha, é um bom projecto, mas é uma boa ideia que vai ser aplicada por portugueses, as preocupações dos informados relativamente a Bolonha que pretente homogeneizar o ensino EUROPEU, são: 1º O problema de Portugal relativamente ao ensino começa no 1º Ciclo (primária) e vem por aí fora, 2ºNão está a ser respeitado o espírito de bolonha na aplicação desta em Portugal.
3º Ao invés de trazer maior qualificação vai produzir sim maior assimetria entre os ricos e os pobres, os pobres passarão apenas a sair da faculdade após os 3 anos, isto é, findo o 1º ciclo (licenciatura), enquanto que os mais abonados frequentarão o 2º ciclo econseguirão assim melhores colocações, sim pq o 2ª ciclo tem unma propina estimada de 7000€ parao último ano. entre outras...
3º Ao invés de trazer maior qualificação vai produzir sim maior assimetria entre os ricos e os pobres, os pobres passarão apenas a sair da faculdade após os 3 anos, isto é, findo o 1º ciclo (licenciatura), enquanto que os mais abonados frequentarão o 2º ciclo econseguirão assim melhores colocações, sim pq o 2ª ciclo tem unma propina estimada de 7000€ parao último ano. entre outras...
Primeiro: O que é o Tratado de Bolonha para nós portugueses?
Não é mais do que diminiuir os planos curriculares das nossas licencituras, pelo menos é isso que se tem visto em muitas Universidades de renome deste pais, e não dar uma componente muito mais empresarial como a mesma necessita.
Segundo: em que nos pode ajudar o Tratado de Bolonha?
Só vejo numa coisa, a maior mobilidade de jovens licenciados, e de futuros quadros dentro dos subscritores do mesmo.
Terceiro: Nós portugueses que temos a beneficiar?
Muito puco caros amigos, pois se hoje queres ir trabalhar para o estrangeiro já o consegues, basta mostrares que és competente, criativo e profissional, e agarrares as oportunidades que a União Europeia nos proporciona.
Na realidade o que o Tratado de Bolonha pretendia ser era uma ferramenta de concorrer com a hegemonia do conhecimento e investigação cientifica que se partica nos USA, mas o que se tornou na realidade não foi mais do que uma formula paróla e inadequada ás necessidades que o ensino da Europa necessita para fazer face ao dos USA.
Caros jovens deixem-se de lamurias, trabalhem, esforcem-se e de perferência qd tiverem oportunidade bazem para o Estados Unidos. Os caquéticos dos nossos docentes universitários que auferem ordenados altissimos em termos comparativos com a média nacional, e que a nada são obrigados a fazer, prejudicam o nosso pais, futuro e há quem diga mesmo que a nossa Identidade Nacional.
Se pretendem fazer alguma coisa bazem daqui para fora, entrguem isto aos gajos de Leste daqui a uns 40 anos quando voltarem talvez este quintal á beira mar plantado, mereça o nosso esforço e dedicação.
Não é mais do que diminiuir os planos curriculares das nossas licencituras, pelo menos é isso que se tem visto em muitas Universidades de renome deste pais, e não dar uma componente muito mais empresarial como a mesma necessita.
Segundo: em que nos pode ajudar o Tratado de Bolonha?
Só vejo numa coisa, a maior mobilidade de jovens licenciados, e de futuros quadros dentro dos subscritores do mesmo.
Terceiro: Nós portugueses que temos a beneficiar?
Muito puco caros amigos, pois se hoje queres ir trabalhar para o estrangeiro já o consegues, basta mostrares que és competente, criativo e profissional, e agarrares as oportunidades que a União Europeia nos proporciona.
Na realidade o que o Tratado de Bolonha pretendia ser era uma ferramenta de concorrer com a hegemonia do conhecimento e investigação cientifica que se partica nos USA, mas o que se tornou na realidade não foi mais do que uma formula paróla e inadequada ás necessidades que o ensino da Europa necessita para fazer face ao dos USA.
Caros jovens deixem-se de lamurias, trabalhem, esforcem-se e de perferência qd tiverem oportunidade bazem para o Estados Unidos. Os caquéticos dos nossos docentes universitários que auferem ordenados altissimos em termos comparativos com a média nacional, e que a nada são obrigados a fazer, prejudicam o nosso pais, futuro e há quem diga mesmo que a nossa Identidade Nacional.
Se pretendem fazer alguma coisa bazem daqui para fora, entrguem isto aos gajos de Leste daqui a uns 40 anos quando voltarem talvez este quintal á beira mar plantado, mereça o nosso esforço e dedicação.
Tratado de Bolonha, humm…, de facto penso e chego a conclusão que não passa tudo de um desfile de vaidades de alguns meninos que se dizem os grandes pensadores da sociedade portuguesa de a uns anos a esta parte; (por isso esta no estado em que esta)
Ora vejamos, actualmente temos as maiores instituições a combaterem as suas próprias vaidades, a competirem a ver qual é a mais fashion, sim tentem fazer permuta do IST para UNL, ou para a U Aveiro, dão equivalências a menos de 20% das vossas cadeiras, cada uma puxa para sim uma maior qualidade e exigência, e mais uma vez o mexilhão entalado, é que nem uma uniformização o tratado de Bolonha trás para Portugal;
Vamos ver uma pequena (mas grande) parte do corpo docente das faculdades, não têm aptidão para leccionar, então que se limitem a fazer investigação, mas não, para subirem na carreira docente têm de leccionar, mete dó, e paga o pessoal quase 1000€ anuais para termos esta qualidade de ensino, sim para não falarmos de secundário, porque se alguns universitários metem dó então não sei que adjectivo usar para uma grande maioria dos professores de secundário.
Não seria melhor arrumar primeiro a casa e prepara-la para umas mudanças melhorativas (não sei se esta palavra existe, mas sou-a bem)? Existe uma anarquia no ensino em Portugal, enquanto continuar este “deixa andar”, ou os pequenos restyling´s, é obvio nada evoluirá para melhor neste pais.
Devo confessar que a ideia é boa e estaria 100% de acordo com o tratado de Bolonha, se tivesse umas talas e não visse aquilo que se passa em meu redor; vamos lá a ser sinceros e deixar os brandos costumes para a malta mais velha, temos estas disputas bairristas entre faculdades deste nosso pequeno pais, temos os lobies dos docentes, das ordens, etc, barreiras que sempre impediram o progresso deste pais, porque iria mexer com os seus interesses ou direitos adquiridos (alguém me consegue explicar o que essa treta???), e temos as nossas especificidades e costumes, e queremos implementar hábitos e costumes na integra em Portugal???? (não foi Bolonha que nos trouxe ou virá confirmar a fama de sermos os melhores do mundo em determinas áreas, e de termos os melhores do mundo) isso não é inovar é copiar (e ainda apanha um gajo nega quando é apanhado, então existem para ai uns senhores que tem zero na pauta).
Um apelo, TUGAS emigrem(como alguém já aconselhou) e mostrem a este pais e aos senhores que tem poder neste pais, que a não valorização dos seus jovens estudantes (parece que somos a escumalha da sociedade, queremos acabar os nossos cursos, contribuir para o desenvolvimento do país, e ajuda (compreensão) é só para o coitado que não lhe apetece trabalhar, também ta certo) é um grave erro de palmatória e que um dia mais tarde tem de prestar contas das trapalhadas que andaram a fazer durante anos a fio.
Fico por aqui, para não me esticar(“enterrar”) mais.(Peço desculpa se ofendi alguém, mas quem diz o que pensa não merece castigo)
Ganda Blog :)
PJ
Ora vejamos, actualmente temos as maiores instituições a combaterem as suas próprias vaidades, a competirem a ver qual é a mais fashion, sim tentem fazer permuta do IST para UNL, ou para a U Aveiro, dão equivalências a menos de 20% das vossas cadeiras, cada uma puxa para sim uma maior qualidade e exigência, e mais uma vez o mexilhão entalado, é que nem uma uniformização o tratado de Bolonha trás para Portugal;
Vamos ver uma pequena (mas grande) parte do corpo docente das faculdades, não têm aptidão para leccionar, então que se limitem a fazer investigação, mas não, para subirem na carreira docente têm de leccionar, mete dó, e paga o pessoal quase 1000€ anuais para termos esta qualidade de ensino, sim para não falarmos de secundário, porque se alguns universitários metem dó então não sei que adjectivo usar para uma grande maioria dos professores de secundário.
Não seria melhor arrumar primeiro a casa e prepara-la para umas mudanças melhorativas (não sei se esta palavra existe, mas sou-a bem)? Existe uma anarquia no ensino em Portugal, enquanto continuar este “deixa andar”, ou os pequenos restyling´s, é obvio nada evoluirá para melhor neste pais.
Devo confessar que a ideia é boa e estaria 100% de acordo com o tratado de Bolonha, se tivesse umas talas e não visse aquilo que se passa em meu redor; vamos lá a ser sinceros e deixar os brandos costumes para a malta mais velha, temos estas disputas bairristas entre faculdades deste nosso pequeno pais, temos os lobies dos docentes, das ordens, etc, barreiras que sempre impediram o progresso deste pais, porque iria mexer com os seus interesses ou direitos adquiridos (alguém me consegue explicar o que essa treta???), e temos as nossas especificidades e costumes, e queremos implementar hábitos e costumes na integra em Portugal???? (não foi Bolonha que nos trouxe ou virá confirmar a fama de sermos os melhores do mundo em determinas áreas, e de termos os melhores do mundo) isso não é inovar é copiar (e ainda apanha um gajo nega quando é apanhado, então existem para ai uns senhores que tem zero na pauta).
Um apelo, TUGAS emigrem(como alguém já aconselhou) e mostrem a este pais e aos senhores que tem poder neste pais, que a não valorização dos seus jovens estudantes (parece que somos a escumalha da sociedade, queremos acabar os nossos cursos, contribuir para o desenvolvimento do país, e ajuda (compreensão) é só para o coitado que não lhe apetece trabalhar, também ta certo) é um grave erro de palmatória e que um dia mais tarde tem de prestar contas das trapalhadas que andaram a fazer durante anos a fio.
Fico por aqui, para não me esticar(“enterrar”) mais.(Peço desculpa se ofendi alguém, mas quem diz o que pensa não merece castigo)
Ganda Blog :)
PJ
Bem, o Tratado de Bolonha... Já estou cansado de ouvir falar nisso.. Especialmente tou farto porque ainda não vi vantagens significativas nisto! Estão só a querer cortar as pernas ao pessoal, a meu ver. Podemos ir pa outro país continuar a estudar? Fixe. Dão equivalências mais facilmente? Porreiro. E...? Mais nada? Então e as escolas já pensaram nos alunos que estão a meio dos seus cursos? Esses têm que voltar ao começo se não terminarem a "correr" os seus cursos? Alguém explica? Sim, eu pergunto se alguém explica, porque obviamante no IPS (que me diz respeito directamente) ninguém tem resposta. Quem estuda no IPS não tem qualquer resposta às questões que realmente interessam. E não me espanta que seja assim em todo o país; porque em Portugal os tratados, as reformas etc... são todas boas, mas é só para alguns - os que têm dinheiro e estatuto social. A ver vamos se as respostas que procuramos são ou não boas... Eu duvido - e muito!
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